Dom Quixote – Resumo - Manual do Enem (2023)

Literatura - Manual do Enem

Dom Quixote – Resumo - Manual do Enem (1) Publicado por Alanis Zambrini

- Última atualização: 29/7/2022

Índice

Introdução

Dom Quixote de La Mancha é umromancepublicado em 1605 e 1615 (na época dorenascimento) pelo espanholMiguel de Cervantes, com o título original de “O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha”.

Essa obra é considerada como oprimeiro romance moderno, influenciando vários autores que vieram depois de Cervantes, sendo também considerada como um dos melhores livros da Espanha.

O livro ficou tão popular que até hoje ouvimos falar dele. Vemos a figura da personagem em músicas, filmes e desenhos, além de várias referências ao livro. Isso aconteceu devido a uma grande popularização da obra, que foi traduzida em várias línguas e ficou famosa por sua qualidade literária.

Este livro é muito importante justamente por trazer um personagem sonhador que édeslocado no tempo, pois é alguém que, em meio sualoucura,acabaquerendo ressuscitar valores que já haviam sido extintos, o que resulta em várias confusões com outras pessoas e diversos episódios divertidos.

Dom Quixote acabou sendo um símbolo do homemsonhadore cheio de ideais, que faz de tudo para alcançar o que deseja e fazer aquilo que acha ser certo e justo.

(Video) Literatura Brasileira | Resumo para o Enem e os Vestibulares

Resumo da obra

No começa da história, podemos conhecer o nosso protagonista, Dom Quixote, um homem de meia idade que passava seu tempolendo romances de cavalaria. Ele acabou lendo tanto queenlouqueceu, e passou aconfundir fantasia e realidade, resolvendo partir de sua pequena vila e viajar por toda a Espanhaem busca de aventuras, como os cavaleiros faziam.

Em meio a esse delírio, Quixote decide usar uma armadura toda enferrujada e montar em seu cavaloRocinante, que ele acredita ser forte e belo, mas que na verdade é muito magro e fraquinho.

Além disso, o Dom acaba inventando uma amada, pois em todos os romances que leu havia uma mulher pela qual o herói lutava, imaginando, assim, a figura deDulcineia del Toboso, que seria uma dama muito bela e nobre (sendo que, na verdade, ela foi inspirada numa paixão da juventude de Quixote).

Começando suas aventuras, Quixote vai parar em um albergue, que acredita ser um castelo. Em meio a isso, ele se mete em uma briga com alguns camponeses e acaba ficando muito machucado, além de pedir que o dono do albergue fizesse uma cerimônia para nomeá-lo cavaleiro. Aqui, podemos ver como todas as pessoas ao redor de Quixotenão entendem suas fantasias, tiram sarro delas ou acabam tirando proveito do personagem.

Seguindo a história, Quixote acaba convencendoSancho Pança, um camponês ambicioso, a se juntar na viagem como escudeiro, com promessas de dinheiro e glória. Em meio a isso,Dolores, a sobrinha do protagonista, fica preocupada com o estado da loucura de seu tio e pede ajuda ao padre e ao barbeiro da vila, que decidemqueimar todos os livros do fidalgo(o que interpreta como sendo obra de um feiticeiro inimigo, em meio a suas fantasias).

(Video) RESUMÃO DE HISTÓRIA PARA O ENEM | Semana de Resumos | Dia 1 - Aula 2

Querendo vingança contra o suposto feiticeiro, ele decide partir novamente, e se depara com várias cenas do cotidiano que acabam se tornando fantásticas em meio aos seus delírios de cavalaria. Assim, eleluta contra moinhos de ventopensando que são gigantes;luta contra dois sacerdotesque levavam uma estátua de santa, pensando que eram feiticeiros sequestrando uma princesa;acaba sendo espancadopor vinte homens que aparecem para roubar ele e Sancho;é espancado por pastores de ovelhasquando acha que os rebanhos são dois exércitos; além delibertar alguns prisioneiros, que acabam agredindo e assaltando os dois.

Após todas essas confusões, Quixote se sente triste por não conseguir ter nenhuma vitória em meio a suas aventuras, e pede para que Sancho entregue uma carta de amor para sua amada Dulcineia. Porém, no caminho, o camponês acaba encontrando o padre e o barbeiro, que o obrigam a revelar onde Quixote está evão buscá-lo para que ele volte para casa.

Porém, as fantasias de cavalaria dele continuam, e logo ele foge mais uma vez. Ao ver alguns atores ambulantes na estrada, acha que eles são demônios, e tenta atacá-los, sendo interrompido pela chegada do Cavaleiro dos Espelhos, que dizia para todos que sua amada era mais bela do que Dulcineia.

Para defender a honra de Dulcineia, Dom Quixote enfrenta o adversário e vence o combate, descobrindo que o Cavaleiro era, na verdade, Sansão Carrasco, um amigo que estavatentando deixá-lo são entrando em suas fantasias.

Mais adiante, Quixote e Sancho conhecem oDuque e a Duquesa, que dizem conhecer seus feitos através de um livro que circulava na região. Em meio a isso, os dois pregam várias peças nos convidados, rindo das alucinações de Quixote e até mesmo nomeando Sancho como governador de um povoado.

Porém, Sancho cansa de seu cargo e decide voltar a ser escudeiro, partindo com Quixote para Barcelona, onde encontram o Cavaleiro da Lua Branca, que afirma que a beleza de sua amada é muito maior do que a de Dulcineia.

Dom Quixote, bravo com o insulto a sua amada, e querendo provar seu amor a ela, acaba duelando com o Cavaleiro da Lua, concordando em deixar a cavalaria e voltar para casa se perdesse o duelo. No final,acaba sendo vencidodiante de uma grande multidão. Em meio a isso, descobrimos queo Cavaleiro era o carrasco novamente, que havia feito um plano para salvar Quixote de sua loucura. Humilhado por sua derrota, o protagonistavolta para sua casa, mas acaba ficando muito doente e deprimido.

O final da história é muito triste, pois em seu leito de morte, Quixoterecupera sua razãoe pede desculpas à Dolores e à Sancho Pança por todas as coisas que havia feito em meio aos seus delírios. Após isso,morre, com Sancho ao seu lado.

Personagens principais

Dom Quixote: Protagonista da obra, é um fidalgo de meia idade que, ao ler diversos livros de cavalaria e aventura, acaba enlouquecendo e partindo em diversas aventuras na Espanha, acreditando ser um cavaleiro e um herói.

Sancho Pança: É um homem simples, porém ambicioso, que concorda em ser o escudeiro de Quixote porque este lhe prometeu uma ilha. Sancho é um toque de realidade na história, sempre tentando trazer Quixote para o mundo real, mas tendo um carinho muito grande por ele e se mantendo leal até o fim da história.

(Video) FIGURAS DE LINGUAGEM PARA O ENEM | QUER QUE DESENHE? | DESCOMPLICA

Dulcineia del Toboso: É uma personagem inventada por Dom Quixote, inspirada em Aldonza Lorenzo, seu amor de juventude. Ela seria uma bela dama da alta sociedade, sendo a representação da figura da mulher nos romances de cavalaria, pois Quixote percorre toda a Espanha procurando-a e esperando amá-la (criando assim um amor platônico com a figura imaginária).

Rocinante: Cavalo de Quixote, é um pangaré velho e esquelético, mas é visto por seu dono como um alazão grande e forte. Acompanha seu dono durante toda a história.

Dolores: Sobrinha de Quixote, fica muito preocupada com a loucura de seu tio, e pede ajuda para o padre e o barbeiro da vila em que morava para que tentassem fazer Quixote voltar à realidade.

Exercício de fixação

Passo 1 de 3

(Video) ROMANCE (GÊNEROS NARRATIVOS) | Resumo de Literatura para o Enem

FGV/2015

“Só para mim nasceu Dom Quixote, e eu para ele: ele para praticar as ações e eu para as escrever (...) a contar com pena de avestruz, grosseira e mal aparada, as façanhas do meu valoroso cavaleiro, porque não é carga para os seus ombros, nem assunto para o seu frio engenho; e a esse advertirás, se acaso chegares a conhecê-lo, que deixe descansar na sepultura os cansados e já apodrecidos ossos de Dom Quixote (...), pois não foi outro o meu intento, senão o de tornar aborrecidas dos homens as fingidas e disparatadas histórias dos livros de cavalarias, que vão já tropeçando com as do meu verdadeiro Dom Quixote, e ainda hão de cair de todo, sem dúvida."(Miguel de Cervantes Saavedra,Dom Quixote de la Mancha, 1991)

Sobre a obra em questão, é correto afirmar que

A Dom Quixote é um homem de valores de cavalaria, instituição típica da modernidade ocidental, com suas aventuras tragicômicas, fruto de suas leituras, que vão do heroísmo à ingenuidade, caracterizando a sensibilidade do homem moderno, mais ligado à ciência e à experiência, em oposição ao primado da fé.

B o homem medieval, representado por Dom Quixote, considera a cavalaria, instituição típica do período, o símbolo dos valores cristãos, como a fé, a honra e a justiça, e vê, na guerra santa, forma de propagar esses valores, em defesa do mundo que crê nas lições dos livros sagrados, sem duvidar das verdades tradicionais.

C a figura trágica de Dom Quixote é a representação do homem do mundo antigo, ou seja, aquele que considera a guerra como missão a fim de louvar os deuses e transformar as ações em mitos, condenando a injustiça e as civilizações frágeis, o que possibilita localizar o texto no final da Antiguidade.

D Cervantes cria Dom Quixote, o cavaleiro andante, um fidalgo cujas proezas o tornam inadequado à época moderna, marcando o limite entre o heroísmo e a fantasia, pois não só aspira a uma missão purificadora do mundo como acredita nela, e revela que, na passagem do homem medieval para o moderno, a cavalaria era algo ultrapassado.

E o texto de Cervantes nos conta a aventura de um fidalgo que, por meio de leituras de livros de cavalaria, torna-se um cavaleiro, uma personagem identificada com os valores medievais, de guerra, honra e justiça, mostrando como, na Idade Moderna, esses valores são importantes, ainda têm lugar e guiam a ação e a consciência do homem moderno.

FAQs

Qual o resumo do livro Dom Quixote? ›

A obra narra as aventuras e desventuras de Dom Quixote, um homem de meia idade que resolveu se tornar cavaleiro andante depois de ler muitos romances de cavalaria. Providenciando cavalo e armadura, resolve lutar para provar seu amor por Dulcineia de Toboso, uma mulher imaginária.

Qual é a ideia principal da história Dom Quixote? ›

A história relata os feitos de um ingênuo e fidalgo cavaleiro medieval, Dom Quixote. Ao lado dele, estão seu cavalo Rocinante e seu fiel amigo e escudeiro: Sancho Pança. Ávido leitor dos romances de cavalaria, Dom Quixote cria seu próprio mundo ao se lançar em diversas aventuras.

Qual é a moral da história de Dom Quixote de La Mancha? ›

Dom Quixote nos ensina que a vida é perfeita do jeito que é; e que, com vontade, dignidade, persistência e pessoas certas ao nosso lado – como seu amigo Sancho Pança –, podemos mudar o mundo por onde todos pertencemos.

Quais os temas abordados no livro Dom Quixote? ›

Com o nome de Dom Quixote, ele achava que tinha a missão de salvar donzelas em perigo e lutar contra os inimigos pelo caminho. Abordando temas como a loucura e a amizade, Dom Quixote leva o leitor a pensar nos valores importantes da vida.

Qual é o desfecho da história de Dom Quixote? ›

A novela acaba quando Dom Quixote volta ao “mundo real”, ou seja, quando ele retorna à casa e percebe que não há heróis no mundo.

Qual foi a causa da loucura de Dom Quixote? ›

Sobrevivia na alucinação da dedicação ao ente amado. De tanto ler livros de cavalaria, o Quixote intoxicado por estórias lancinantes inverteu a lógica de seu tempo. O excesso de leituras pode subverter a ordem real. O Quixote tornou-se a própria medida do humano[1], em cuja alma deveria gravitar a existência.

Qual era o grande sonho de Dom Quixote? ›

Assim era Dom Quixote, leitor de muitos livros. Inspirado nos heróis de cavalaria, transformou-se em cavaleiro andante que com Sancho Pança, seu fiel escudeiro, colocou em prática seu maior sonho: consertar o mundo, nem que perdesse a própria vida.

Como Dom Quixote enxergava os moinhos? ›

Dom Quixote "lê" os moinhos de vento como se fossem gigantes e, logo depois, como se fossem moinhos de vento mesmo, para que o leitor faça o mesmo com a ficção de que fazem parte tanto o personagem quanto, enfim, o próprio leitor.

Que mensagem a canção de Dom Quixote transmite? ›

Por amor às causas perdidas

Na última estrofe, a letra repete o começo da anterior, e encerra a música com a principal mensagem que ela traz: não se trata de estar vivendo em um mundo utópico e imaginário, como o de Dom Quixote, mas sim de acreditar que, apesar de tudo, as causas valem a pena!

Qual é a principal diferença entre Dom Quixote e Sancho Pança? ›

Enquanto Quixote é sonhador e fantasioso, Sancho Pança é realista e sério. Mas na medida em que o relato avança ele vai se perdendo cada vez mais, e, aos poucos, vai aceitando os "delírios" do cavaleiro de quem é o fiel escudeiro.

Qual era o apelido de Dom Quixote de La Mancha? ›

Se autonomeia de “Dom Quixote de La Mancha”, posteriormente recebe o apelido de “cavaleiro da triste figura”, e para a execução dos seus planos ilusórios, transforma o seu pangaré num cavalo valoroso, e batiza-o de Rocinante.

Quem era a amada de Dom Quixote de La Mancha? ›

A amada de Dom Quixote é, em essência, a linda princesa Dulcinéia del Toboso e, em aparência, a rústica e bela lavradora Aldonza Lorenzo.

Como usar Dom Quixote na redação? ›

Você pode usar esse repertório em temas que se relacionam com alienação, manipulação ou publicidade. Basta dizer que assim como Dom Quixote se alienou com os romances de Cavalaria, as pessoas hoje se alienam pela demasiada quantidade de propagandas, pelos esteriótipos sociais, etc.

Por que é importante ler Dom Quixote? ›

A importância de Dom Quixote de la Mancha na literatura reside, entre outras coisas, no fato de ele satirizar um modelo de literatura que havia sido usado por muitos anos, os romances de cavalaria, também se tornando o primeiro romance moderno e exercendo uma influência realmente importante na narrativa europeia ...

Por que Dom Quixote é considerado um herói? ›

Possuía e cumpria o papel que lhes era destinado: o de protetores e defensores dos fracos e oprimidos da humanidade. Para ele o mais importante era combater o mal, e neste contexto, vencia sempre o bem. Era assim que a justiça e a bondade prevaleciam e empenhavam-se em combater as forças do mal.

O que significa La Mancha em Dom Quixote? ›

No livro, Dom Quixote representa o lado espiritual e nobre da natureza humana, o amor do honesto e do ideal, tão valorizado nos tais romances de cavalaria. Já o cavaleiro Sancho Pança, cheio de responsabilidades e preocupações, vivia num mundo oposto ao de seu amigo.

Por que Dom Quixote resolveu deixar de ser cavaleiro? ›

Na maior parte de seu tempo lia livros de cavalaria, que falavam de heróis, que saíam pelo mundo matando vilões e honrando suas amadas. Leu tanto que isso tornou-se uma obsessão, até o dia em que decidiu, ele mesmo, tornar-se um cavaleiro andante.

Quais são as características psicológicas de Dom Quixote? ›

O personagem de Dom Quixote é rico em extroversão (ele se envolve constantemente com o mundo externo) e rico em neuroticismo (sua vida emocional é instável e intensa), combinação que seria equivalente à personalidade colérica de Galeno.

Porque Miguel de Cervantes escreveu Dom Quixote? ›

Em 1615, Cervantes publica a segunda parte de Dom Quixote. A obra foi difundida em toda parte até se tornar o mais lido romance em todo o mundo por crianças e adultos. Ao escrever a obra, Cervantes pretendia ridicularizar os livros de cavalaria, que gozavam de imensa popularidade na época.

Que nome Dom Quixote resolveu dar a seu cavalo? ›

Rocinante é o famoso cavalo de Dom Quixote de La Mancha, personagem do romance de Miguel de Cervantes. Portanto, um dos mais famosos cavalos da arte literária. Seu nome vem de Rocim, que significa Pileca, cavalo fraco e pequeno.

Qual era o nome da musa de Dom Quixote? ›

Uma lavradora dos arredores, Aldonça Lourenço, é escolhida e renominada pelo Quixote como Dulcinéia del Toboso, e o texto tem o cuidado de sublinhar a ressonância fonêmica quase anagramática entre ambos os prenomes.

O que significa lutar contra os moinhos de vento? ›

"Lutar contra moinhos de vento" foi uma expressão usada por Miguel de Cervantes para descrever situações em que se cria uma percepção errada de um adversário ou de um cenário.

Como Dom Quixote enlouquece? ›

Dom Quixote ficou louco em decorrência da exacerbada leitura de obras de cavalarias andantes. O personagem é fruto da obra escrita pelo espanhol Miguel de Cervantes, e diante do conto, deseja imitar o que visualizou nas obras que leu, imitando assim os seus heróis preferidos.

Quais os valores defendidos por Dom Quixote O autor defende esses valores? ›

Resposta. Explicação: Ele defende os valores morais e esses valores se identificam nas camadas sociais menos abastadas.

Que características de Dom Quixote Você pode perceber a partir desse trecho? ›

Dom Quixote pode ser caracterizado como: imaginativo, sonhador, corajoso, apaixonado e louco.

Qual era o grande sonho de Sancho? ›

Sancho é aquele que sonha. Sonha com tanta intensidade que chega a acreditar que o impossível pode um dia ser real.

Qual o nome do amor de Dom Quixote? ›

Dulcineia de Toboso é uma personagem fictícia do romance Dom Quixote, escrito por Miguel de Cervantes.

Porque Dom Quixote è considerado o primeiro romance moderno? ›

Resumo: Dom Quixote de la Mancha (séculos XVI-XVII) é considerado o primeiro romance moderno. Quanto à forma, não se trata mais da narrativa medieval, quanto ao conteúdo, vemos um conflito entre duas épocas que se sucedem, a feudal e a burguesa.

Qual a relação entre a figura de Dom Quixote e a atualidade? ›

O Dom Quixote é um livro que inaugura a modernidade literária. Em que medida, essa modernidade se mantém viva? A mim, não me agrada tanto dizer que o Dom Quixote é moderno porque Cervantes não pensou nos outros ou em nós quando concebeu a sua obra. Cervantes tinha em perspectiva a época em que viveu.

Qual o sentido denotativo da obra Dom Quixote? ›

O sentido denotativo é o que transparece da própria obra: o romance é uma sátira aos livros de Cavalaria e tem por finalidade propiciar aos leitores uma honesta diversão. A missão do protagonista encontra-se explicitada no início da primeira saída. O fidalgo D.

Qual a linguagem usada no livro Dom Quixote? ›

Além disso, a premissa de Quixote é de que o livro seria uma tradução para o Espanhol da narrativa histórica escrita pelo árabe Cide Hamete Beneguele.

Qual é a personalidade de Dom Quixote? ›

O personagem de Dom Quixote é rico em extroversão (ele se envolve constantemente com o mundo externo) e rico em neuroticismo (sua vida emocional é instável e intensa), combinação que seria equivalente à personalidade colérica de Galeno. Sancho, por sua vez, é o extremo oposto.

Como era a amada de Dom Quixote? ›

A amada de Dom Quixote é, em essência, a linda princesa Dulcinéia del Toboso e, em aparência, a rústica e bela lavradora Aldonza Lorenzo.

Porque a obra de Dom Quixote de La Mancha pode ser classificada como romance? ›

Dom Quixote de la Mancha (séculos XVI-XVII) é considerado o primeiro romance moderno. Quanto à forma, não se trata mais da narrativa medieval, quanto ao conteúdo, vemos um conflito entre duas épocas que se sucedem, a feudal e a burguesa.

Quem era o inimigo de Dom Quixote? ›

Quixote é vencido diante de uma multidão. O adversário era, mais uma vez, Sansão Carrasco, que montou um plano para salvá-lo de suas fantasias.

Qual foi a primeira luta de Dom Quixote? ›

Logo na primeira aventura, Dom Quixote é espancado por um grupo de viajantes que reagiram a fúria do cavaleiro por causa de uma brincadeira que eles fizeram com o nome de Dulcinéia.

Qual é o livro mais vendido do mundo? ›

De acordo com o Livro Guinness dos Recordes, a Bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos com mais de 5 bilhões de cópias vendidas e distribuídas.

Quais são os principais personagens do livro Dom Quixote? ›

Videos

1. COMO EU TIREI 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM | PROFINHO da REDAÇÃO #shorts
(Profinho)
2. Romantismo | Conceitos e Contexto Histórico
(Se Liga - Enem e Vestibulares)
3. REVOLTAS PERNAMBUCANAS | ProEnem
(ProEnem - Enem 2023)
4. BRASIL COLÔNIA (SÉCULO XVIII) | RESUMO DE HISTÓRIA PARA O ENCCEJA
(Curso Enem Gratuito)
5. Renascimento cultural: aula de história para vestibulares e ENEM. Resumo de história parte 2.
(Dez de História)
6. REVISÃO 10 ESTRELAS: PORTUGUÊS E LITERATURA | TOP CONTEÚDOS PARA O ENEM 2022
(Descomplica)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Moshe Kshlerin

Last Updated: 06/05/2023

Views: 5438

Rating: 4.7 / 5 (77 voted)

Reviews: 92% of readers found this page helpful

Author information

Name: Moshe Kshlerin

Birthday: 1994-01-25

Address: Suite 609 315 Lupita Unions, Ronnieburgh, MI 62697

Phone: +2424755286529

Job: District Education Designer

Hobby: Yoga, Gunsmithing, Singing, 3D printing, Nordic skating, Soapmaking, Juggling

Introduction: My name is Moshe Kshlerin, I am a gleaming, attractive, outstanding, pleasant, delightful, outstanding, famous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.