Frequência cardíaca durante os treinos: o que você precisa saber! - Growth Blog (2022)

Existem 4 sinais vitais no organismo:pressão arterial, temperatura, pulsação e respiração. A pulsação ocorre quando o coração bombeia o sangue através das artérias para os órgãose pode ser sentida facilmente no pulso ou na lateral do pescoço. Esse sinal vital determina a frequência cardíaca, ou seja, o número de vezes que o coração bate por minuto.

Mas afinal, porque é importante monitorar a frequência cardíaca (FC) para a saúde de uma pessoa? Existe uma faixa de normalidade, que varia de 60 a 100 batimentos por minuto. A FC abaixo ou acima desses parâmetros, em alguns casos, pode ser considerada normal, visto que existem algumas situações fisiológicas em que o coração muda o ritmo. No entanto, essas mudanças também podem estar associadas a doenças.

Com exercíciose emoções, por exemplo, é natural que os batimentos por minuto se elevem. Neste artigo tiraremos algumas dúvidas importantes sobre a frequência cardíaca de treino, o motivo de ocorrer essa elevação, como saber se o coração está acelerado demais e qual é a relação da FC com a queima de gordura.Confira!

Qual é a frequência cardíaca normal em repouso?

Uma FC de repouso varia entre 60 a 70 para os homens e 70 a 80 para as mulheres. No entanto, se esporadicamente os batimentos ultrapassam ou estão abaixo dessa faixa, isso não significa que a pessoa tenha algum tipo de doença.

Afinal, existem vários fatores que influenciam a FC. Isso acontece porque o músculo cardíaco está ligado ao cérebro e ao restante do corpo por estímulos nervosos e são eles que determinam o número de batimentos. Durante o sono, por exemplo, o metabolismo é menos intenso, as funções cerebrais pausame praticamente não são feitos movimentos. Dessa forma, é normal que a frequência cardíaca gire em torno dos 40 batimentos por minuto.

(Video) Quick guide to heart rate training | Polar

Outro fator intimamente ligado a FC é a idade. A faixa de normalidade para um recém-nascido é de 120 a 140 bpm (batimentos por minuto), uma vez que a regulação do sistema circulatório ainda é imatura e uma FC mais rápida ajuda a fornecer mais oxigênio e nutrientes para o desenvolvimento do bebê. Já em idosos acontece o contrário (FC de 50 a 80 bpm), visto que o metabolismo é mais devagar.

Em relação às atividades físicas, o tempo de treinamento e o condicionamento físico também estão relacionados a FC. Em um atleta, pessoa que treina diariamente a longo prazo, é bastante comum encontrar a frequência cardíaca girando em torno de 40 bpm. Mas porque isso acontece? O coração dos atletas é mais forte e consegue ejetar sangue de uma forma mais eficiente. Sendo assim, o coração precisará bombear menos vezes para fornecero mesmo fluxo sanguíneo que pessoas normais.

Nesse caso, ter uma FC mais baixa é muito benéfico para a saúde. Afinal, o coração fará menos esforço, o que aumenta a longevidade. O contrário também é válido. Pessoas que usam drogas ou tabaco aumentam a FC de repouso, ou seja, forçam o coração a trabalhar mais, desgastando osmúsculos mais rapidamente.

Como saber se estou treinando na intensidade correta?

A FC muda conforme o tipo de exercício e é um ótimo marcador para avaliar a efetividade do treino aeróbico. O primeiro passo é calcular a FC máxima e, para tanto, basta subtrair a idade atual de 220. É importante ter em mente que esse cálculo serve como valor aproximado.

Quando os exercícios são feitos em jejum a frequência cardíaca deve ser 60% da FC máxima. Isso significa que, para uma pessoa de 25 anos, a FC máxima é 195 bpm e 60% dela é 117 bpm. Comalimentação, a FC pode subir para 70 a 75% da FC máxima, principalmente se o objetivo é perder gordura. Para melhorar o condicionamento físico, o ideal é que a FC gire em torno de 80% da máxima. Em treinos como oHIIT, em que há alta intensidade em um tempo menor, pode-se trabalhar com 90 a 100% da FC máxima, mas é fundamental ter períodos de repouso para garantir a reposição do substrato energético.

Nos treinos de musculação, em que o foco é hipertrofia, a FC não é o melhor marcador para efetividade. Isso porque ela varia com os tipos de exercícios. No agachamento livre em que uma pessoa vai até a falha, por exemplo, é possível chegar a 100% da FC máxima, enquanto em uma rosca voltada parahipertrofiade bíceps, a FC pode nãoalcançar 120 bpm.

(Video) How To Do HIIT Cardio Correctly (STOP MAKING THIS MAJOR CARDIO MISTAKE) | LiveLeanTV

Como a frequência varia de acordo com o tipo de exercício?

A frequência cardíaca varia com o tipo de exigência que está sendo feita nas atividades físicas. Como visto, os exercícios aeróbicos elevam a FC de acordo com a sua intensidade. O HIIT, um dos mais intensos, trabalha com quase 100% da FC máxima. Isso acontece porque nesse tipo de atividade mexe-se grandes grupos musculares em conjunto, atingindo uma fadiga central. Nesse caso, ao final a pessoa está bastante cansada, com a respiração mais acelerada e ocorre a sensação que o coração “não aguenta mais”.

Quando realiza-se a rosca de bíceps, trabalha-se exclusivamente um músculo. Nesse tipo de treino o coração não acelera tanto, mas chega um momento em que o músculo não consegue mais executar os movimentos propostos pelo exercício. Quando ele atinge a falha, ocorre a fadiga periférica. É por esse motivo que nos exercícios localizados não há tanto aumento da FC quanto nos aeróbicos, que trabalham todo o corpo e o condicionamento cardíaco.

Como saber se meu coração está acelerado demais?

Para saber se o seu coração está muito acelerado é preciso permanecer emrepousodurante 5 minutos, se possível sentado ou deitado confortavelmente.A pulsação será medida colocando as pontas dos dedos indicador e médio suavemente sobre a artéria do pulso oposto. Pode-se contar os batimentos por 1 minuto ou por 30 segundos e multiplicá-los por dois.

Para ter certeza é interessante contar com algunsdispositivos tecnológicos, como os relógios que contam a frequência cardíaca. É natural que a FC se eleve com qualquer atividade física, mas caso ela seja acompanhada de mal-estar, dor no peito, tontura, dificuldade para respirar ou transpiração excessiva é preciso procurar atendimento médico.

Qual é a relação da FC com a queima de gordura?

Quanto mais alta a FC maior é o gasto calórico. No entanto, para queimargorduraexiste uma faixa ideal que se deve buscar. Isso acontece porque quando a pessoa realiza exercícios com a FC perto da sua FC máxima, é necessário recrutar energia rapidamente. Nesse caso, é nos músculos que o corpo busca aenergianecessária.

A gordura demora mais para se tornar um substrato energético. Isso significa que o corpo usará esse recurso em situações em que a FC esteja mais abaixo da máxima, ou seja, quando não há necessidade emergencial de energia. A faixa ideal de frequência cardíaca para perder gordura é em torno de 70% da FC máxima.

(Video) Polar Ignite | Using Key Features FitSpark™ And Nightly Recharge™

E então, entendeu tudo sobre a frequência cardíaca de treino? Esse sinal vital é muito útil para potencializar os resultados daqueima de calorias! Lembre-se que o acompanhamento de um bom profissional também é fundamental para evitar lesões e prejuízos à saúde.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre esportes, saúde e treinos? Então assine agora a nossa newsletter!

Frequência cardíaca durante os treinos: o que você precisa saber! - Growth Blog (1)

Diogo Círico

(Video) Suplementos alimentares - Preciso tomar?

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física – 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva – 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos.

Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements .

Diogo Cirico;
Nutricionista esportivo
CRN 10 – 2067

(Video) Live - Professor Renêe Caldas - Casos Clínicos em Treinamento de Força

FAQs

Qual é a frequência cardíaca ideal durante o exercício físico? ›

Durante o exercício, a frequência cardíaca deve ficar entre 50% e 85% do valor máximo, ou seja, uma pessoa de 20 anos deve manter os batimentos cardíacos entre 100 bpm e 170 bpm.

Por que é importante saber verificar a frequência cardíaca durante o exercício? ›

Além disso, o ritmo cardíaco durante o exercício ajuda a determinar se a pessoa é capaz de ir mais longe e alcançar melhores resultados ou se precisa ir mais devagar para não prejudicar a saúde. Portanto, ficar atento aos batimentos do coração é fundamental.

Como é feito o controle da frequência cardíaca durante o exercício físico? ›

Na hora da atividade física é importante checar sua pulsação várias vezes para assegurar que está na intensidade correta. Na dúvida, diminua a velocidade ou até pare se precisar.

Como calcular a frequência cardíaca máxima para treinar? ›

Sua frequência cardíaca máxima pode ser estimada com uma fórmula muito usada: 220 menos sua idade. Embora seja um ótimo ponto de partida, pesquisas mostraram que essa fórmula não é muito precisa para todas as pessoas, especialmente para quem está em boa forma há muitos anos ou para pessoas mais velhas.

Quais são os tipos de frequência cardíaca? ›

Tipos de ritmos cardíacos
  • Ritmo sinusal. É o ritmo normal, no qual cada batimento nasce no nó sinusal, segue para os átrios e ventrículos – também tem frequência padrão de batidas por minuto.
  • Taquicardias. ...
  • Bradicardias. ...
  • Séries de batimentos extras (extrassístoles) ...
  • Consulte com cardiologista online.
13 Sept 2021

O que acontece se eu ultrapassar a frequência cardíaca máxima? ›

Ultrapassar sua Fc máx pode explodir o coração? Fique tranquilo porque isso não acontecerá. Em um determinado ponto, o coração não terá capacidade de bombear o sangue com tanta eficiência, não será mais eficiente.

Qual é o objetivo de se medir frequência cardíaca? ›

A Freqüência Cardíaca (FC) representa o número de vezes que o coração bate por minuto, para bombear sangue transportando oxigênio às diversas partes do corpo. É um marcador essencial para o monitoramento da intensidade de atividade física que pode ser realizado com o uso de frequêncimetros (monitores de FC).

Como fazer o cálculo da frequência cardíaca? ›

Como medir a frequência cardíaca

Coloque os dedos indicador e médio na parte lateral do pescoço e note que será possível sentir a pulsação. Conte, durante um minuto, quantas pulsações ocorrem. Outra opção é contar os batimentos durante 15 segundos e multiplicar os resultados por 4.

Qual a vantagem do aumento dos batimentos cardíacos durante a atividade física? ›

Se vamos considerar que a quantidade de sangue a cada batimento aumenta com a vasodilatação do corpo, como a que acontece no calor do exercício, entendemos que com o aumento da frequência cardíaca conseguimos aumentar ainda mais a circulação do sangue.

É normal o coração acelerar durante a musculação? ›

Se você pratica atividades físicas, especialmente aquelas de maior vigor ou intensidade, já deve ter notado que algumas vezes o coração, durante o exercício, passa a bater mais rápido. Isso é teoricamente normal e não precisa ser motivo de preocupação.

Qual a frequência cardíaca ideal para queima de gordura? ›

Para calcular a frequência cardíaca ideal para queimar gordura e emagrecer, durante o treino, deve-se aplicar a seguinte fórmula: Homens: 220 - idade e depois multiplicar esse valor por 0.60 e 0.75; Mulheres: 226 - idade e depois multiplicar esse valor por 0.60 e 0.75.

É normal o batimento cardíaco 120? ›

BPM: 120. O que pode ser? A frequência cardíaca normal em repouso varia entre 60 e 100bpm, portanto a sua está um pouco alta e é preciso investigar, começando por um eletrocardiograma. Várias podem ser as causas, desde uma simples ansiedade até problemas mais complexos.

O que é FC de treino? ›

A frequência cardíaca (FC) pode ser definida como o número de vezes que o coração bate por minuto (bpm). Podemos medir a FC de três maneiras: Monitor cardíaco (cardiofrequencimetro) - Existem vários tipos de cardiofrequêncimetros no mercado, para a pratica desportiva.

Como calcular a frequência de treinamento? ›

Como calcular a sua frequência cardíaca de treino
  1. Frequência cardíaca de repouso. ...
  2. Frequência cardíaca máxima. ...
  3. FCM = 208 – (0,7 X Idade) ...
  4. FCT = FCR + (Intensidade) x (FCM – FCR) ...
  5. Reabilitação – 40 – 60%
  6. Metabólica – 50 – 65%
  7. Cardiovascular – 60 – 75%
  8. Aeróbia – 70 – 80%
6 Jan 2014

Qual o melhor VO2? ›

Qual o VO2 normal

O VO2 máximo de um homem sedentário está em aproximadamente 30 à 35 mL/kg/min, enquanto que os maratonistas mais famosos tem um VO2 max de aproximadamente 70 mL/kg/min.

Qual frequência cardíaca ideal para correr? ›

Existe uma frequência ideal para o momento da corrida? O ideal é a frequentaria cardíaca dessa pessoa não ultrapassar o valor de 186 bpm durante esforço.

É normal o batimento cardíaco 120? ›

BPM: 120. O que pode ser? A frequência cardíaca normal em repouso varia entre 60 e 100bpm, portanto a sua está um pouco alta e é preciso investigar, começando por um eletrocardiograma. Várias podem ser as causas, desde uma simples ansiedade até problemas mais complexos.

Qual a frequência cardíaca ideal para queimar gordura? ›

Para calcular a frequência cardíaca ideal para queimar gordura e emagrecer, durante o treino, deve-se aplicar a seguinte fórmula: Homens: 220 - idade e depois multiplicar esse valor por 0.60 e 0.75; Mulheres: 226 - idade e depois multiplicar esse valor por 0.60 e 0.75.

É normal o batimento cardíaco 107? ›

Em repouso, a frequência cardíaca normal de uma pessoa varia entre 60 e 100 batimentos cardíacos por minutos (bpm), acima disso, é considerada taquicardia, popularmente chamado de coração acelerado.

Videos

1. Cubot ID 206 Unboxing & Review - Alexa Enabled Budget Smart Watch 2021 !?
(Tech It Easy)
2. Dolby Atmos: 3D Sound abmischen in Logic Pro X | Tutorial | Recording-Blog MP126
(Recording-Blog)
3. Training Intensity Guidelines for Runners
(Matthew Boyd Physio)
4. Heart Rate Monitor Training and Dr. Phil Maffetone
(Floris Gierman)
5. Polar Vantage V2 | Attaching the Shift™ Edition adapter
(Polar)
6. Dieta Paleo e Low Carb com Mark Sisson HD
(Juliana da Rocha Vieira)

Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Edwin Metz

Last Updated: 10/28/2022

Views: 5846

Rating: 4.8 / 5 (78 voted)

Reviews: 93% of readers found this page helpful

Author information

Name: Edwin Metz

Birthday: 1997-04-16

Address: 51593 Leanne Light, Kuphalmouth, DE 50012-5183

Phone: +639107620957

Job: Corporate Banking Technician

Hobby: Reading, scrapbook, role-playing games, Fishing, Fishing, Scuba diving, Beekeeping

Introduction: My name is Edwin Metz, I am a fair, energetic, helpful, brave, outstanding, nice, helpful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.