Industrialização: início, tipo, no Brasil, resumo - Mundo Educação (2022)

A industrialização é um processo desencadeado pelo desenvolvimento de indústrias em um determinado espaço geográfico. Tal processo foi iniciado na Inglaterra, no século XVIII, por meio da Primeira Revolução Industrial. A partir de então, a indústria mundial modernizou-se bastante, especialmente por meio do advento de novas tecnologias de produção industrial.

A indústria global atual é marcada pelo intenso uso de tecnologias e pela implantação de ferramentas robotizadas de produção. O espaço industrial global é classificado, mediante as características da sua industrialização, em: clássico, planificado e tardio. O Brasil é um país de industrialização tardia e passa atualmente por um forte processo de desindustrialização. O desenvolvimento da industrialização gera diversas consequências para o espaço geográfico, como o elevado impacto ambiental.

Leia mais: Industrialização em países subdesenvolvidos

Resumo sobre industrialização

  • A industrialização é um processo marcado pela expansão das unidades industriais no espaço geográfico.

  • Seus tipos estão reunidos, conforme as suas características, em clássico, planificado e tardio.

  • No Brasil ocorreu de forma tardia. Atualmente, o país passa por um processo de perda de empregos e renda mediante o aumento da desindustrialização.

  • A história da industrialização mundial envolveu diversas mudanças da estrutura econômica, política e cultural das sociedades.

  • A humanidade passou por três grandes Revoluções Industriais. A atual é marcada pelo intenso uso de tecnologias.

  • A industrialização promove grandes impactos no espaço geográfico, como a elevada degradação ambiental.

O que é a industrialização?

A industrialização designa o conjunto de transformações advindas do processo de criação de indústrias. Tal processo foi fruto da mudança de uma lógica predominantemente rural, voltada para as atividades primárias, para o desenvolvimento de um setor econômico baseado na produção de bens manufaturados.

A industrialização é um processo heterogêneo cuja origem ocorreu na Inglaterra por meio da Primeira Revolução Industrial, mas que se dissipou pelo espaço geográfico mediante condicionantes diversos. A industrialização envolve questões econômicas, mas também políticas, sociais e ambientais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Video) Industrialização brasileira

Quais os tipos de industrialização?

A industrialização é um processo bastante heterogêneo que implica diversas especificidades, assim como condicionantes históricos, geográficos, econômicos, políticos e sociais. Sendo assim, as formas de industrialização que ocorreram no espaço geográfico mundial são agrupadas da seguinte maneira:

  • Industrialização clássica: é o tipo ligado aos países desenvolvidos. Foi iniciada por meio do desenvolvimento de indústrias tradicionais a partir do da Primeira Revolução Industrial e tem uma continuidade baseada na modernização do espaço industrial por meio de indústrias de alta tecnologia. São países de industrialização clássica: Inglaterra, Estados Unidos e França.

  • Industrialização planificada: ocorreu por meio da forte atuação estatal no controle da economia. Sendo assim, está intimamente ligada aos países que adotam uma visão econômica socialista. Tem como marca a criação de indústrias estatais que proveem grande parte das necessidades da população. São países de industrialização planificada: Rússia, China e Cuba.

  • Industrialização tardia: está atrelada ao países ditos subdesenvolvidos, que entraram tardiamente no processo de industrialização mundial. A atividade agropecuária predominante nesses países retardou o desenvolvimento de uma indústria local. Ademais, tal cenário resultou em grande dependência dos países de industrialização clássica, nos campos econômico, financeiro e tecnológico.

Industrialização: início, tipo, no Brasil, resumo - Mundo Educação (1)

Caso tenha maior interesse sobre o tema deste tópico, leia: Tipos de industrialização.

Industrialização no Brasil

A industrialização no Brasil ocorreu de forma tardia por meio da política de substituição das importações no contexto de ocorrência da Primeira Guerra Mundial. Os capitais oriundos de cultivos agrícolas, com destaque para o café, foram primordiais para o desenvolvimento da indústria brasileira.

Para além da ação privada, foi fundamental a atuação estatal, como ocorreu nos governos de Getúlio Vargas (1882-1954) e Juscelino Kubitschek (1902-1976). Tais mandatos ficaram marcados pelo desenvolvimento de grandes políticas industriais.

Já o Período Militar ficou caracterizado pelo alto nível de endividamento do país mediante a construção de infraestruturas diversas. A redemocratização brasileira, por meio da ação de governos liberais, marcou a privatização de setores industriais no país.

Em tempos mais atuais, a industrialização brasileira apresentou grande crescimento por meio da alta do consumo e do processo de desconcentração industrial. Já nos últimos anos, o Brasil passa por um período de desindustrialização, com grande perda de emprego e renda.

(Video) Industrialização brasileira - Brasil Escola

  • Videoaula sobre industrialização no Brasil

História da industrialização

A história da industrialização mundial está intimamente ligada às Revoluções Industriais, que contribuíram de maneira significativa para a transformação do espaço industrial mediante o desenvolvimento de técnicas de produção manufatureira. Assim, essa história representa a mudança de uma fase artesanal para uma fase manufatureira, quando houve o início do trabalho com máquinas e equipamentos, em substituição da mão de obra braçal.

Já com o advento de novas tecnologias, a industrialização avançou para uma fase de maquinofatura, quando passou a predominar o papel de instrumentos diversos, com os robôs como protagonistas das linhas de produção. Essa fase, assim como a modernização do setor industrial como um todo, indicou um período histórico pós-industrial, quando houve um protagonismo maior do setor terciário e uma diminuição do papel da indústria na sociedade.

Leia mais: Revolução industrial e o início do capitalismo

Revoluções industriais

  • Primeira Revolução Industrial: iniciou-se, no século XVIII, por meio do pioneirismo da Inglaterra no desenvolvimento das primeiras indústrias. Seu marco foi a transformação de um sistema econômico antes feudalista para a lógica capitalista de produção global. O principal elemento desse período foi o início do uso de maquinário, como a máquina a vapor, para a fabricação de bens manufaturados, com destaque para a indústria têxtil.

  • Segunda Revolução Industrial: ocorreu do fim do século XIX até a metade do século XX. Foi marcada pelo desenvolvimento de novas formas de produção que propiciaram a modernização das atividades industriais. Ademais, nesse momento, a indústria expandiu-se para outros países, com destaque para a Europa Ocidental e os Estados Unidos. Seu principal símbolo foi o uso de fontes de energia como a eletricidade e o petróleo.

  • Terceira Revolução Industrial: a metade do século XX correspondeu ao conjunto de inovações de produção e consumo que originaram a Terceira Revolução Industrial. Essa fase teve como elemento-chave o desenvolvimento de tecnologias de produção, especialmente do ponto de vista tecnológico, marcado pela ascensão de tecnologias inovadoras diversas. O trabalho industrial nesse período requereu um trabalhador altamente qualificado e muito bem capacitado.

Impactos da industrialização

A industrialização é um processo de diversas facetas, logo, possui pontos positivos e negativos, frutos da sua caracterização e operacionalização enquanto atividade econômica de suma importância para o desenvolvimento das sociedades. Sendo assim, destacam-se:

  • Pontos positivos: a oferta de emprego e renda para a população; o desenvolvimento de novas tecnologias; a disponibilidade de uma grande variedade de produtos e o grande recolhimento de impostos.

  • Pontos negativos: o elevado impacto ambiental; a ocorrência de desemprego estrutural; e a precarização do trabalho.

Industrialização: início, tipo, no Brasil, resumo - Mundo Educação (2)

Leia mais: Problemas ambientais urbanos

(Video) Videoaulas Poliedro | Enem | A industrialização no Brasil (séculos XIX e XX)

Exercícios resolvidos sobre industrialização

Questão 1

(Enem) Em virtude da importância dos grandes volumes de matérias-primas na indústria química — eram necessárias dez a doze toneladas de ingredientes para fabricar uma tonelada de soda —, a indústria teve uma localização bem definida quase que desde o início. Os três centros principais eram a área de Glasgow e as margens do Mersey e do Tyne.

LANDES, D. S. Prometeu desacorrentado: transformação tecnológica e desenvolvimento industrial na Europa ocidental, desde 1750 até a nossa época. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.

A relação entre a localização das indústrias químicas e das matérias-primas nos primórdios da Revolução Industrial provocou a

a) busca pela isenção de impostos.

b) intensa qualificação da mão de obra.

c) diminuição da distância dos mercados consumidores.

d) concentração da produção em determinadas regiões do país.

e) necessidade do desenvolvimento de sistemas de comunicação.

Resolução:

Alternativa D

A concentração da produção de determinados setores foi uma marca dos primórdios da industrialização. Tal cenário estava atrelado à necessidade de proximidade entre a indústria e as fontes de matéria-prima.

(Video) Industrialização Brasileira - Geobrasil

Questão 2

(Enem) A instalação de uma refinaria obedece a diversos fatores técnicos. Um dos mais importantes é a localização, que deve ser próxima tanto dos centros de consumo como das áreas de produção. A Petrobras possui refinarias estrategicamente distribuídas pelo país. Elas são responsáveis pelo processamento de milhões de barris de petróleo por dia, suprindo o mercado com derivados que podem ser obtidos a partir de petróleo nacional ou importado.

MURTA, A. L. S. Energia: o vício da civilização; crise energética e alternativas sustentáveis. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

A territorialização de uma unidade produtiva depende de diversos fatores locacionais. A partir da leitura do texto, o fator determinante para a instalação das refinarias de petróleo é a proximidade a

a) sedes de empresas petroquímicas.

b) zonas de importação de derivados.

c) polos de desenvolvimento tecnológico.

d) áreas de aglomerações de mão de obra.

e) espaços com infraestrutura de circulação.

Resolução:

Alternativa E

A necessidade de distribuição da produção industrial requer uma ampla infraestrutura de circulação, como redes de portos e aeroportos. No caso do petróleo, essa necessidade é fundamental, já que se trata de uma importante fonte de energia e também de matéria-prima.

(Video) Industrialização Brasileira - Toda Matéria

FAQs

Como foi o início do processo de industrialização no Brasil? ›

A industrialização no Brasil ocorreu de forma tardia por meio da política de substituição das importações no contexto de ocorrência da Primeira Guerra Mundial. Os capitais oriundos de cultivos agrícolas, com destaque para o café, foram primordiais para o desenvolvimento da indústria brasileira.

Qual foi o tipo de industrialização do Brasil? ›

A industrialização no Brasil foi historicamente tardia ou retardatária. Enquanto na Inglaterra acontecia a Primeira Revolução Industrial, o Brasil vivia sob o regime colonial e escravista. Desta maneira, as primeiras fábricas só puderam ser abertas com a chegada da Família Real ao Brasil, em 1808.

Qual foi a primeira industrialização no Brasil? ›

- Fábrica Nacional de Álcalis – fundada em 1943, atuava no setor químico. Indústria antiga de São Paulo: cidade foi o berço da industrialização do Brasil. Embora tardia, os efeitos da Revolução Industrial no Brasil foram positivas em muitos aspectos: - Diminuição da dependência da importação de produtos manufaturados.

Como a industrialização alterou o trabalho no mundo? ›

A a partir da revolução industrial e do processo de industrialização as relações sociais passaram a se expandir e crescer exponencialmente, tendo o indivíduo e o trabalho como engrenagens nesse processo, onde os métodos de produção aumentaram e continuam aumentando de forma exponencial.

Quais são as três principais características da industrialização brasileira? ›

O desenvolvimento da produção industrial no Brasil apresenta três características principais: • Industrialização tardia: ocorreu cerca de 200 anos após o início da Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII; • Substituição de importações: produtos que eram importados começaram a ser fabricados internamente (e ...

Quais são as principais características da industrialização? ›

aumento da produtividade industrial e agrícola; aumento do consumo; generalização do trabalho assalariado; incremento da urbanização e desenvolvimento do setor de serviços.

Quando se iniciou a industrialização? ›

De fato, a industrialização começou com a Revolução Industrial, que teve seu berço na Inglaterra durante o século XVIII, quando as mudanças tecnológicas, o acúmulo de capitas pela burguesia e fenômenos como o cercamento dos campos, que levou os trabalhadores para as áreas urbanas, permitiram o estabelecimento da ...

Como se iniciou o processo de industrialização? ›

É no século XVIII que ocorre o que é chamado de Primeira Revolução Industrial, quando a Inglaterra baseia seu desenvolvimento econômico nas indústrias, promovendo o cercamento dos campos e empurrando os trabalhadores para as áreas que se urbanizavam através da produção industrial.

Como onde e quando ocorreu o início do processo de industrialização no Brasil? ›

Foi com a entrada de Getúlio Vargas em 1930 que o processo de industrialização tornou-se o eixo norteador das discussões e medidas políticas. Foi também na Era Vargas que importantes medidas aconteceram para o desenvolvimento industrial brasileiro.

Qual a importância da industrialização para o mundo? ›

O processo de transformação industrial de uma sociedade é considerado o próprio símbolo da modernidade, pois promove a expansão das cidades, a formação de grandes centros comerciais e proporciona o crescimento da economia, além de gerar mais empregos e, consequentemente, aumentar o número de consumidores.

O que a industrialização provocou? ›

Essa etapa ocorreu na Europa e provocou profundas alterações no espaço das cidades, que passaram a crescer de forma acelerada em virtude da grande oferta de empregos e da mecanização do campo, que foi um dos fatores que provocaram o êxodo rural (migração em massa da população do campo para as cidades).

Quais foram as consequências do processo de industrialização no Brasil? ›

- Aumentou o êxodo rural, criando uma alta concentração populacional nas grandes cidades. Esse fato gerou problemas sociais (falta de moradia, aumento da violência, etc.); - Aumentou o nível de poluição do ar gerado pelas indústrias.

Quais são os principais tipos de indústrias? ›

Tipos de indústria conforme a finalidade
  • Indústria de bens de produção. ...
  • Indústria de bens de capital. ...
  • Indústria de bens de consumo. ...
  • Indústria extrativa. ...
  • Indústria de transformação. ...
  • Energética. ...
  • Alimentícia. ...
  • Construção Civil.
16 Sept 2022

O que e o processo de industrialização? ›

A Industrialização é um processo socioeconômico que consiste na criação de indústrias e no aprimoramento de tecnologias. Neste fenômeno, a máquina passa a substituir o homem em determinadas tarefas, intensificando o processamento das matérias-primas em bens de consumo e produção.

O que é a indústria brasileira? ›

A indústria no Brasil

O setor industrial brasileiro é um dos maiores geradores de empregos no Brasil e fortalece todo o setor produtivo. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que o setor é responsável por empregar 9,7 milhões de brasileiros e responde por 20,4% dos empregos formais do país.

Quais são as fases do processo de industrialização? ›

Está dividida em três fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial. Confira abaixa o resumo de cada um desses períodos e suas principais características.

Qual é a região mais industrializada do país? ›

A maior concentração de indústrias brasileiras está situada na Região Sudeste, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, estados onde o processo de industrialização teve início.

Quais são os tipos de industrialização? ›

Os três principais tipos de industrialização são: clássica, tardia e planificada. A industrialização das sociedades proporciona profundas alterações no espaço geográfico.

Qual a importância da indústria para o desenvolvimento do Brasil? ›

A importância da Indústria para o Brasil

Os dados mais recentes disponíveis indicam também que o setor industrial representa 68,6% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento e 32,9% da arrecadação de tributos federais (exceto receitas previdenciárias).

Quais foram os motivos que fizeram o Brasil demorar tanto para se industrializar? ›

Essa situação só começou a mudar a partir de 1970 graças ao investimento em infraestrutura nas demais regiões do país, incentivos fiscais e, sobretudo, ao esgotamento da cidade de São Paulo, que passou a ter um alto custo de produção e baixa qualidade de vida em face da quantidade de indústrias ali localizadas.

Quais são as principais consequências da industrialização? ›

As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...

Em que ano ocorreu a industrialização no Brasil? ›

De 1808 a 1930: surgem as primeiras atividades industriais com protecionismo econômico. 1844: criação da Lei Alves Branco. 1930: investimentos políticos no setor industrial e privado, com melhorias do setor de transportes. 1942 a 1947: implantação da Companhia Siderúrgica Nacional.

Quais são as quatro revoluções industriais? ›

Saiba mais a seguir!
  • Revolução Industrial. Relacionado: Internet Industrial: o que é e como pode mudar sua empresa? ...
  • Revolução Industrial. Após a primeira revolução industrial, a tecnologia começou a se desenvolver em um ritmo acelerado. ...
  • Revolução Industrial. ...
  • Revolução Industrial: a Indústria 4.0.

O que caracterizou o início da atividade industrial? ›

A Revolução Industrial teve início com o surgimento das máquinas movidas a vapor. A Inglaterra foi o país pioneiro nesse processo, pois reuniu condições políticas, econômicas e sociais para tal. O início dessa revolução se deu na segunda metade do século XVIII.

Quais são as principais indústrias que se destacam no Brasil? ›

Dentre as indústrias de maior destaque no Brasil estão a automotiva, petroquímica, de produtos alimentícios, de minerais não metálicos, metalúrgicas, de produtos químicos, têxtil, entre outras.

Quais as mudanças que a industrialização trouxe para a sociedade? ›

As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.

Qual a origem da indústria? ›

A indústria, na forma que a conhecemos hoje teve sua origem na primeira revolução industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX na Inglaterra. A principal finalidade de uma indústria é transformar matéria-prima em produto acabado, usando para isso mão de obra humana, máquinas e energia.

Foi o primeiro país do mundo a se industrializar? ›

Pioneirismo inglês

A Inglaterra foi o primeiro país a registrar a atividade industrial. A Revolução Inglesa promoveu a burguesia ao poder.

Quais são os principais produtos industrializados? ›

Diesel, óleos brutos de petróleo, minério de ferro e automóveis são os quatro produtos mais importantes da indústria brasileira. A Pesquisa Industrial Anual (PIA) Produto 2017 do IBGE mostrou que o óleo diesel foi o produto com maior valor de vendas na indústria do país: R$ 63,7 bilhões, o equivalente a 2,8% no total.

Quais são os benefícios da industrialização? ›

Setor é visto como o mais importante para o desenvolvimento do país, segundo pesquisa da CNI
  • Gera empregos. ...
  • Crescimento da economia. ...
  • Melhoria do padrão de vida das pessoas. ...
  • Desenvolvimento de tecnologia/inovação. ...
  • Redução das desigualdades regionais. ...
  • Exportações.
24 May 2016

Quais são as vantagens da industrialização e as desvantagens? ›

A industrialização tem vantagens e desvantagens.

As vantagens são: maior produção em empresas, aumento das tecnologias, e grandes lucros. Desvantagens: produção do meio ambiente, diminuição dos empregos, trocas de trabalho manual pelas máquinas.

Quais são os pontos positivos do processo de industrialização? ›

Aspectos positivos da indústria

As indústrias fabricam produtos com o objetivo de comercializar depois, e ganhar dinheiro com esses itens industrializados. Vários tipos de produtos podem ser criados pela indústria: carros, roupas, remédios, alimentos, brinquedos… uma infinidade de coisas.

Como se iniciou o processo de industrialização? ›

De fato, a industrialização começou com a Revolução Industrial, que teve seu berço na Inglaterra durante o século XVIII, quando as mudanças tecnológicas, o acúmulo de capitas pela burguesia e fenômenos como o cercamento dos campos, que levou os trabalhadores para as áreas urbanas, permitiram o estabelecimento da ...

Quando se iniciou o processo de industrialização? ›

É no século XVIII que ocorre o que é chamado de Primeira Revolução Industrial, quando a Inglaterra baseia seu desenvolvimento econômico nas indústrias, promovendo o cercamento dos campos e empurrando os trabalhadores para as áreas que se urbanizavam através da produção industrial.

Quem iniciou o processo de industrialização no Brasil? ›

A industrialização brasileira aconteceu principalmente a partir das políticas de Getúlio e Juscelino, pois nesse período houve grandes estímulos à indústria no Brasil.

Quais os fatores que contribuíram para o desenvolvimento industrial brasileiro? ›

I- A modernização da economia, as novas relações de trabalho, o acúmulo de capital e as novas infraestruturas proporcionadas pela cultura da cana-de-açúcar, na região Nordeste do Brasil, foram os principais fatores que impulsionaram o desenvolvimento da indústria no país.

Quais são os tipos de industrialização? ›

Os três principais tipos de industrialização são: clássica, tardia e planificada. A industrialização das sociedades proporciona profundas alterações no espaço geográfico.

Em que ano ocorreu a industrialização no Brasil? ›

De 1808 a 1930: surgem as primeiras atividades industriais com protecionismo econômico. 1844: criação da Lei Alves Branco. 1930: investimentos políticos no setor industrial e privado, com melhorias do setor de transportes. 1942 a 1947: implantação da Companhia Siderúrgica Nacional.

Qual é a principal função da industrialização? ›

O processo de transformação industrial de uma sociedade é considerado o próprio símbolo da modernidade, pois promove a expansão das cidades, a formação de grandes centros comerciais e proporciona o crescimento da economia, além de gerar mais empregos e, consequentemente, aumentar o número de consumidores.

Quais foram as principais etapas da industrialização? ›

Está dividida em três fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial. Confira abaixa o resumo de cada um desses períodos e suas principais características.

Quais são as principais consequências da industrialização? ›

As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...

Quais são as principais indústrias que se destacam no Brasil? ›

Dentre as indústrias de maior destaque no Brasil estão a automotiva, petroquímica, de produtos alimentícios, de minerais não metálicos, metalúrgicas, de produtos químicos, têxtil, entre outras.

Qual e a região mais industrializada do país? ›

A maior concentração de indústrias brasileiras está situada na Região Sudeste, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, estados onde o processo de industrialização teve início.

Quais são as consequências negativas da industrialização brasileira? ›

Dentre os efeitos negativos da industrialização, podemos citar os impactos gerados sobre o meio ambiente, haja vista que, a depender do tipo de fábrica e das infraestruturas para ela oferecidas, são gerados mais poluentes na atmosfera e também nos solos e cursos d'água.

Por que o Brasil e um país de industrialização tardia? ›

Países como México, Argentina e Brasil, além de outros, são considerados de industrialização tardia ou retardatária. Eles recebem esse nome pelo fato de terem ingressado no processo de industrialização quase cem anos após a Primeira Revolução Industrial em relação a países da Europa, Estados Unidos e Japão.

Videos

1. História da Educação Profissional no Brasil
(Concursos para Professores)
2. Tipos de indústrias - Brasil Escola
(Brasil Escola)
3. INDÚSTRIAS | RESUMO ESCOLAR
(Resumos Animados)
4. Revolução Industrial - Brasil Escola
(Brasil Escola)
5. Taylorismo - Brasil Escola
(Brasil Escola)
6. Processo de industrialização do Brasil | Aula completa | Ricardo Marcílio
(Professor Ricardo Marcílio)

Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Kerri Lueilwitz

Last Updated: 12/28/2022

Views: 5399

Rating: 4.7 / 5 (47 voted)

Reviews: 86% of readers found this page helpful

Author information

Name: Kerri Lueilwitz

Birthday: 1992-10-31

Address: Suite 878 3699 Chantelle Roads, Colebury, NC 68599

Phone: +6111989609516

Job: Chief Farming Manager

Hobby: Mycology, Stone skipping, Dowsing, Whittling, Taxidermy, Sand art, Roller skating

Introduction: My name is Kerri Lueilwitz, I am a courageous, gentle, quaint, thankful, outstanding, brave, vast person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.