Sigmund Freud: quem foi, frases, principais obras e mais! (2022)

Sigmund Freud: quem foi? Conheça as frases e livros!

CONTEÚDO DESTE POST

Conhecido como o pai da psicanálise, Sigmund Freud foi um dos maiores gênios da História no estudo da mente humana. Se você nunca parou para analisar seus comportamentos, atitudes ou sentimentos, saiba que Freud tem uma explicação para praticamente qualquer um destes aspectos.

Dono de teorias, estudos e frases marcantes, Freud foi um dos pesquisadores e estudiosos mais importantes para a história da humanidade. Quer saber mais sobre ele? Então continue lendo este post especial!

Sigmund Freud: biografia

Nascido no dia 6 de maio de 1856, na cidade de Pribor, que na época era parte do Império austro-húngaro (hoje, na República Tcheca), Sigmund Schlomo Freud era filho de comerciantes judeus. Seus pais, Amalie Nathanson e Jacob Freud se mudaram para Viena quando Sigmund tinha apenas um ano.

Na capital, ingressou no curso de Medicina em 1873, na Universidade de Viena. Optou inicialmente pelos estudos de Filosofia, mas, em 1882, formou-se como um especialista em Fisiologia Nervosa. Entretanto, essa aproximação com os estudos filosóficos acabou por influenciar muito em sua produção acadêmica, anos mais tarde.

O início na psicanálise

Desde muito cedo, Freud mostrou-se quase que obcecado pelas questões acerca da sexualidade. Seu primeiro estudo publicado, por exemplo, é sobre os órgãos sexuais de enguias, feito no Laboratório de Zoologia Marinha de Trieste, de 1876. Essa aproximação com as questões sexuais marcou boa parte de seus estudos posteriores em psicanálise.

(Video) História de Freud: O Polêmico e Revolucionário Pai da Psicanálise

Ainda no Laboratório de Zoologia Marinha, Freud foi encarregado de estudar a anatomia e a histologia do cérebro humano. Durante seus estudos, percebeu vários elementos comuns entre a organização fisiológica do cérebro humano e a dos répteis. Assim, recorrendo às teorias Darwinianas, Freud começou a esboçar o seu questionamento da supremacia do homem sobre o reino animal.

Apaixonou-se por Martha Bernays e, ao desejar o casamento, precisou abandonar o Laboratório por falta de recursos financeiros. Então, passou a trabalhar como médico no Hospital Geral de Viena. Em 1886, casou-se com Martha, com a qual teve seis filhos: Anna, Ernst, Jean-Martin, Mathilde, Olivier e Sophie.

No Hospital, conheceu Josef Breuer, um médico especialista em doenças nervosas, que lhe apresentou a história de uma de suas pacientes, Bertha Pappenheim, considerada depressiva e hipocondríaca. Esses distúrbios, na época, eram chamados apenas de “histeria”.

Breuer contou a Freud que Bertha revelou a ele, sob o efeito da hipnose, algumas lembranças de sua infância, levando a melhorias emocionais após o transe. Isso fez com que as pesquisas de Freud se intensificassem, embora mais tarde tenham sido abandonadas, ao descobrir o método de livre associação.

Após algumas tentativas trabalhando com a cocaína como uma forma de terapia, viajou para Paris, onde aperfeiçoou seus conhecimentos. Lá, estudou com Jean Charcot, um médico que dedicava seus esforços no estudo da hipnose como tratamento da histeria. Voltou para Viena para aplicar seus conhecimentos em pacientes com esse tipo de quadro.

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

(Video) Sigmund Freud, Vida e Obra, um breve resumo

Os sonhos

Marginalizado pelos colegas por conta de suas teorias e técnicas, mal vistas para a época, Freud passou a pesquisar sobre o efeito dos sonhos na mente das pessoas. Focado em sua própria história, criou o conceito de Complexo de Édipo para explicar quadros de agressividade de filhos contra os pais, por serem apaixonados pelas mães.

Se suas ideias não fizeram muito sucesso de imediato, ao mesmo tempo vários médicos se tornaram discípulos de Freud, como Carl Jung. Ainda assim, Jung rompe com seu mestre anos mais tarde.

Ao longo dos anos, publicou várias obras diferentes, sendo que em 1908, junto de seus seguidores Karl Abraham, Sandor Ferenczi e Ernest Jones, fundou a Sociedade Psicanalítica de Viena.

Últimos anos

No ano de 1938, já sob o governo nazista de Hitler, Freud fugiu para Londres, contando com o auxílio da princesa Maria Bonaparte, para escapar da perseguição antissemita dos nazistas. Quatro irmãs de Freud morreram em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

Sigmund Freud morreu no dia 23 de setembro de 1939, ainda em Londres, por conta de um câncer na mandíbula. Tendo sido submetido a dezenas de cirurgias tentando se livrar da doença, alguns estudiosos afirmam que ele, na verdade, faleceu por overdose de morfina ao tentar aplacar suas diversas e constantes dores.

Teorias de Freud

Sem dúvidas, a vasta obra de Sigmund Freud é impossível de ser resumida em poucas palavras. São dezenas de teorias e técnicas que são estudadas até os dias de hoje. A seguir, os principais pontos de algumas das mais importantes teorias de Freud.

Psicanálise: Freud

Até os anos finais do século XIX, doenças mentais eram tratadas como exclusivamente transtornos físicos. Alguns médicos, como Charchot, que trabalhou junto de Freud, utilizavam a hipnose para curar seus pacientes.

Entretanto, insatisfeito com o método, Freud criou a Psicanálise, utilizando o método da livre associação. Para ele, desequilíbrios psíquicos eram consequências de sentimentos reprimidos.

Assim, de forma consciente, o paciente deveria conseguir externar suas angústias e medos, sendo que tudo isso deveria ser mediado por meio de um diálogo entre o paciente e o psicanalista.

(Video) PHRASES BY SIGMUND FREUD [that will impact your life]

Freud estudou também, de maneira paralela à psicanálise, várias áreas da neurologia e da psicologia, sendo considerado um dos primeiros pesquisadores a propor o uso da cocaína tanto como analgésico quanto como estimulante para diversos quadros de problemas mentais.

Freud e o inconsciente

Segundo propôs Freud, a psicanálise consiste em permitir ao paciente que fale sobre seus sintomas, fazendo com que ele mesmo descubra sua cura. Afirma assim que, além da consciência, todos possuem um lado inconsciente, onde estão nossos maiores desejos secretos, que não podemos obter.

Dessa forma, acessar o inconsciente seria a chave para conseguir resolver transtornos de ordem mental. A partir disso, Freud buscou explicar as formas como o inconsciente opera, por meio de uma estrutura bastante particular.

Primeiramente, utiliza a imagem do iceberg como metáfora. Assim, o consciente seria a parte emersa e o inconsciente corresponderia à maior parte do iceberg, submersa. Essa linha de estudo se aplicou no começo, quando Freud tentava curar os sintomas de histeria. Entretanto, quando passou a estudar o processo de repressão em si, adotou três conceitos distintos: id, ego e superego.

O id representaria os processos primitivos de nossos pensamentos, constituindo o reservatório das pulsões. Assim, toda a energia envolvida nas atividades humanas viria do id. Em um primeiro momento, considerou que todas as pulsões seriam de origem sexual ou de autopreservação.

Já num segundo momento, passou a considerar o conceito de pulsões de morte, atuando no sentido contrário daquelas de agregação e preservação da própria vida. O id seria, então, responsável pelas demandas mais perversas e primitivas de um indivíduo.

Por outro lado, o superego seria a parte do inconsciente que contrapõe o id, representando pensamentos morais e éticos que estariam internos ao próprio indivíduo.

No meio do caminho, encontra-se o ego, que alterna entre as necessidades primitivas e as crenças éticas do ser humano. É aqui que se insere a consciência. Uma pessoa mentalmente saudável teria a habilidade de se adaptar à realidade, interagindo com o mundo à sua volta de maneira cômoda tanto para o id quanto para o superego.

Interpretação dos sonhos: Freud

Em 1900, Freud lançou seu primeiro livro, “A Interpretação dos Sonhos”. Apresenta um método de relato e de se interpretar sonhos como a forma mais eficiente de se acessar o inconsciente de um indivíduo. Explica por que motivo os sonhos ocorrem, como funcionam e qual a relação deles com os lados mais sombrios do ser humano.

Para Freud, os sonhos de alguém podem ter relação com desejos reprimidos pela moral consciente. Como são desejos primitivos, os sonhos seriam a maneira que o inconsciente encontra para realizar tais desejos de maneira simbólica, numa tentativa de compensação à repressão moral.

(Video) Frases de Sigmund Freud que te darão arrepios | Frases, citações e pensamentos.

Os sonhos poderiam, também, ser um apanhado de memórias de algo que aconteceu em um passado próximo. Assim, em vez de a mente de alguém reproduzir fielmente memórias recentes, faria uma mistura delas nos sonhos. Por isso, mesmo que a pessoa não se lembre, cada aspecto de um sonho pode representar um pedaço de alguma experiência dos últimos dias.

Freud e a infância

A infância é um período da vida de um indivíduo que tinha significativa importância para Sigmund Freud. Ele dizia que as experiências negativas que alguém vive nesta época da vida podem se tornar verdadeiros traumas na vida adulta.

Por conta disso, Freud estudou como a forma que as pessoas lidam com a energia sexual e a libido durante os anos de infância poderiam causar marcas futuras na vida adulta. Para ele, uma criança passa por três fases de descoberta, sendo elas:

  • Oral: quando o prazer chega pela boca, por meio da sucção;
  • Anal: quando a criança aprende a controlar os esfíncteres, sentindo satisfação;
  • Fálica: quando a criança descobre que, ao tocar seus órgãos genitais, consegue sentir prazer.

Sigmund Freud: quem foi, frases, principais obras e mais! (3)

Freud: livros

Freud escreveu vários livros ao longo de sua carreira. Muitos deles se tornaram clássicos da psicanálise, como não poderia deixar de ser. Além dos livros, foi o autor de diversos artigos científicos e ensaios sobre o tema. Abaixo, sua lista de obras publicadas, em ordem cronológica:

  • Estudo sobre Histeria (1895)
  • A interpretação dos sonhos (1899)
  • Três ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905)
  • Totem e Tabu (1913)
  • O Inconsciente (1915)
  • Introdução à Psicanálise (1917)
  • Psicologia das Massas e Análise do Ego (1923)
  • Psicanálise e Teoria da Libido (1923)
  • O Ego e o Id (1923)
  • Neurose e Psicose (1924)
  • O Futuro de uma ilusão (1927)

Freud: frases

Inúmeras são as frases atribuídas a Sigmund Freud. Várias delas ajudam a explicar, de forma resumida, sua obra e seus trabalhos. Veja a seguir algumas delas:

  • “Antes de diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixa autoestima, primeiro tenha certeza de que você não está, de fato, cercado por idiotas.”
  • “Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.”
  • “O pensamento é o ensaio da ação.”
  • “Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte.”
  • “Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos.”
  • “Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio.”
  • “Fui um homem afortunado; na vida nada me foi fácil.”
  • Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer.”
  • “Só a experiência própria é capaz de tornar sábio o ser humano.”
  • “O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver.”
  • “Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste.”
  • “Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida.”
  • “Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons.”
  • “Existem duas maneiras de ser feliz nesta vida, uma é fazer-se de idiota e a outra sê-lo.”
  • “Ser inteiramente honesto consigo mesmo é um bom exercício.”

Curiosidades sobre Freud

A seguir, algumas curiosidades sobre a vida e a obra de Sigmund Freud. Confira:

  • Sua filha caçula, Anna Freud (nascida em 1895 e falecida em 1982) seguiu a carreira do pai, se tornando uma psicanalista de muito destaque.
  • O quarto filho de Freud, Ernst Ludwig Freud (1892 – 1970) tornou-se um arquiteto com trabalhos muito importantes, principalmente nas escolas Moderna e de Art Déco.
  • Lucian Freud, filho de Ernst e neto de Sigmund, se tornou um dos pintores mais renomados do século XX.
  • Em Londres, onde Freud faleceu, está situado o “Freud Museum”, dedicado à vida e à obra do psicanalista.
  • Freud influenciou algumas correntes artísticas, principalmente o Surrealismo.
  • Freud está tão presente na cultura pop até os dias de hoje que as expressões “Freud explica” e “nem Freud explica” existem em diversos idiomas.

Freud deixou um grande legado para a humanidade, que passou a procurar entender melhor como nossa mente funciona e quais são as influências do inconsciente na nossa vida. Pai da psicanálise, continua como uma referência para profissionais da área e admiradores de sua obra.

E aí, curtiu nosso artigo sobre Freud? Então não deixe também de conferir nossos posts sobre as 10 melhores faculdades de psicologia do Brasil! Aproveite também para estudar com nossos guias completos de Sociologia e História!

(Video) 5 Frases de Sigmund Freud

FAQs

Quais são as principais obras de Freud? ›

Sigmund Freud

Quantas obras Freud tem? ›

Esta edição reúne os 24 volumes das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud.

Quais são as 4 ideias de Freud? ›

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

O que quer dizer a frase Freud explica? ›

Segundo a sabedoria popular, Freud explica aquilo que, à primeira vista, parece polêmico, ou sem explicação, ou sem um entendimento direto. A Freud cabe dar sentido àquilo que a gente nem sabe o que é, mas sente quando acontece, e não tem ideia de como descrever e como agir perante esse tanto de não saberes.

O que dizia Freud? ›

Ele acreditava que boa parte daquilo que vivemos — emoções, impulsos e crenças — surge a partir de nosso inconsciente e não é visível pela mente consciente. Lembranças traumáticas, por exemplo, ficam “bloqueadas” na memória de um indivíduo, mas continuam ativas sem sabermos e podem reaparecer em certas circunstâncias.

Qual a principal obra de Freud? ›

Confira as obras mais famosas de Sigmund Freud: Estudos sobre a histeria (1895) A interpretação dos sonhos (1900) A psicopatologia da vida cotidiana (1901)

Qual foi a primeira obra de Freud? ›

Em 1900 publica A Interpretação dos Sonhos, a primeira obra psicanalítica propriamente dita.

O que Freud diz sobre a vida? ›

“O objetivo de toda vida é a morte.” A vida é bela, mas também pode ser muito cruel e difícil para algumas pessoas. Em algumas situações, por mais extremas e desesperadoras que possam parecer, devemos manter o pulso firme e o equilíbrio mental, pois esta é a melhor maneira de conseguir enxergar a luz no fim do túnel!

Como usar Freud na redação? ›

2 – “O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver.” – Freud. Outra citação filosófica que pode servir como uma carta na manga é esta citação de Sigmund Freud. Um dos autores mais controversos e respeitados do século XIX e XX.

Quem criou o conceito de inconsciente? ›

No texto metapsicológico “O Inconsciente” (1980/1915a), Freud defende a tese da existência de processos psíquicos inconscientes, demonstrando que a equivalência convencional entre psíquico e consciente é completamente inadequada e calcada numa superestima outorgada à consciência.

Quais as principais contribuições de Freud? ›

Apesar da influência de outros autores, não se pode negar a essencialidade e a importância de conceitos formulados por ele, por exemplo: a análise dos sonhos, o conceito de consciente e inconsciente, a estrutura de personalidade: Id, Ego e Superego, as pulsões, o desenvolvimento psicossexual e os mecanismos de defesa, ...

O que é o inconsciente de Freud? ›

O INCONSCIENTE FREUDIANO

Freud localiza o inconsciente não como um lugar anatômico, mas um lugar psíquico, com conteúdos, mecanismos e uma energia específica. O inconsciente faz parte da Primeira Tópica do Aparelho Psíquico construída por Freud a partir da Traumdeutung (Interpretação dos Sonhos) publicada em 1900.

O que significa o ID ego e superego? ›

Segundo ele, o id seria nossa parcela mais instintiva, que privilegia desejos, vontades, ímpetos, sem conhecer freios morais e éticos. Já o superego, seria um oposto. Sua característica é, precisamente, impor limites de regras e condutas, consideradas adequadas frente à cultura e boa convivência.

Qual a importância de Freud e da psicanálise para a sociedade moderna? ›

Por ser uma ciência que detalha como funciona a mente humana, a psicanálise é responsável por diversas contribuições para a humanidade. Em seus estudos, Freud conseguiu determinar que o inconsciente causava alterações no comportamento humano, e também desenvolveu o conceito da psicodinâmica da Psicologia.

O que Freud diz sobre a mãe? ›

Para Freud, de início, ambos têm a mãe como primeiro objeto amoroso, tendo com ela um apego muito forte, um vínculo de amor. No entanto, o destino desse amor assume formas diferentes para os dois sexos.

Quem foi Freud e o que ele defendia? ›

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico e pesquisador austríaco que criou a Psicanálise, método utilizado para o tratamento de doenças mentais. Suas teorias modificaram a maneira de ver o ser humano e influenciaram a Medicina, a Educação, as Artes, tornando-o um grande ícone do século XX.

O que Freud fala sobre pai e filha? ›

O pai é aquele que vem separar a filha da mãe, permitindo que ela se relacione com “o outro”, o diferente. De suma importância para seu amadurecimento emocional. Segundo Freud, esse processo é fundamental também para a orientação sexual da menina na vida adulta.

Como Freud divide a mente humana? ›

Essa concepção estruturalista ficou cristalizada em "O ego e o id", de 1923, e consiste em uma divisão da mente em três instâncias psíquicas: o id, o ego e o superego2. O id foi concebido como um conjunto de conteúdos de natureza pulsional e de ordem inconsciente, constituindo o polo psicobiológico da personalidade.

Quem é o verdadeiro pai da Psicologia? ›

Wilhelm Wundt (1832-1920) é geralmente celebrado nos manuais de história da psicologia como o fundador da psicologia científica.

Quais são as três principais teorias da Psicologia moderna? ›

Quais são as 4 principais abordagens da psicologia?
  • Psicanálise. Essa, provavelmente, é a abordagem da Psicologia mais conhecida pelas pessoas em geral. ...
  • Humanismo. ...
  • Behaviorismo ou Psicologia comportamental. ...
  • Terapia cognitivo-comportamental. ...
  • 4 thoughts on “Quais são as 4 principais abordagens da psicologia?”
16 May 2019

Como se diz Freud? ›

O certo. Não é Floyd, Froid ou Froidd, mas, sim, Freud, ou Sigmund Freud mais formalmente.

Quais são os pilares da psicanálise? ›

A formação psicanalítica está alicerçada sobre três pilares básicos: a análise didática, os seminários teóricos e a supervisão clínica de análises.

Qual a importância de Freud para a Psicologia? ›

Suas pesquisas trouxeram à luz a teoria psicanalítica, baseada em duas hipóteses: o inconsciente atua em nossa percepção consciente e muitas experiências passadas, principalmente as da infância, determinam o padrão comportamental que a pessoa terá na vida adulta.

Quantas línguas Freud falava? ›

Sigmund Freud Sigmund Schlomo Freud nasceu em 6 de maio de 1856 na cidade de Freiberg, Morávia. Desde pequeno Freud era um menino notável. Tirava notas altas na escola primária judaica e estudava línguas estrangeiras por conta própria sendo, aos 12 anos, fluente em seis idiomas.

O que Freud diz sobre os pais? ›

Ao longo da teoria freudiana, o pai vai se revelando como uma instância inconsistente, não pacificadora. O amor, por sua vez, assume um papel de proteção contra a angústia, velando a inconsistência paterna e impedindo, tanto quanto o ódio, o confronto com o desamparo irredutível que nos constitui como seres falantes.

Porque Freud criou a psicanálise? ›

A Psicanálise foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud, com o objetivo de tratar desequilíbrios psíquicos.

O que é ser uma pessoa fálica? ›

Significado de Fálico

Que idolatra o falo: culto fálico. Etimologia (origem da palavra fálico). Do grego phallikós.

Qual a fase do complexo de Édipo? ›

O complexo de Édipo é um conceito que foi defendido pelo psicanalista Sigmund Freud, que se refere a uma fase de desenvolvimento psicossexual da criança, chamada fase fálica, em que ela começa a sentir desejo por sua mãe e ódio e ciúme de seu pai.

Qual a ideia principal do filme Freud além da alma? ›

Sinopse do filme Freud Além da Alma

O filme retrata a ida de Freud para a França, o seu casamento e a elaboração das primeiras teorias a respeito do Complexo de Édipo, da estrutura da mente humana, do inconsciente, da sexualidade e das técnicas experimentais testadas por Freud em terapia.

Qual a importância dos sonhos para Freud? ›

Freud explicou os sonhos como sendo manifestações dos desejos e ansiedades mais profundos, muitas vezes relacionados a memórias ou obsessões reprimidas da infância. Além disso, ele acreditava que praticamente todos os tópicos sobre sonhos, independentemente de seu conteúdo, representavam a liberação da tensão sexual.

Em que parte do cérebro fica o inconsciente? ›

Ela se chama área fusiforme e é um pedaço fininho e comprido da parte de baixo do cérebro. Quando você vê uma pessoa pela primeira vez, sua área fusiforme analisa o rosto dela. O processo dura frações de segundo e é inconsciente, ou seja, você não percebe que está acontecendo.

O que é inconsciente exemplo? ›

Ela designa o conjunto dos processos mentais que não são conscientemente pensados, e até mesmo o estado mental de indivíduos privados da consciência (como por exemplo o de sujeitos desacordados).

O que Freud quis dizer com a educação é um ato impossível? ›

Educar, psicanalisar, governar são “ofícios impossíveis” porque se exercem nesse movimento necessário, que não cessa de fluir, que escapa, portanto, a toda apreensão pelo conceito. Mas essa impossibilidade encontra a contingência de uma fala que faz escansão e permite que isso cesse de não se escrever.

Qual a contribuição da teoria de Freud para a educação? ›

Para Freud, educar é transferir um legado de pai para filho. Partindo da suposição de que a relação pedagógica está implícita na relação humana, a educação se desenvolve muito mais pelo laço que se estabelece do que pelo conhecimento adquirido que expressamos ao outro.

Qual a importância da psicanálise nos dias de hoje? ›

A psicanálise hoje é muito conhecida e respeitada em várias áreas, pois auxilia na compreensão do ser humano. Por consequência, ela auxilia na compreensão da sociedade atual. Freud fez vários estudos, pautados na psicanálise hoje, que ajudam a entender a vida em sociedade.

O que é a metáfora do iceberg? ›

Na metáfora do iceberg, o que está no plano visível, acessível representado pela ponta do iceberg é algo do consciente, porem a parte submersa representa o inconsciente de difícil acesso que só será possível pelo método criado pelo pai da psicanálise.

Quando o inconsciente fala? ›

A forma de falar, uso da palavras e os tons são outras forma de como acessar o inconsciente. Tudo faz parte do nosso ser, de modo que se conecte em uma reação em cadeia. Basicamente, o que dizemos e como dizemos está conectado com o momento em que vivemos e o que guardamos.

Como controlar o inconsciente? ›

Visualizar ou ensaiar mentalmente a conquista de seus objetivos é um excelente modo de se envolver e treinar o subconsciente. Comece com exercícios de visualização, que exigem apenas que se use um ou dois sentidos. Experimente visualizar todos os detalhes de uma fotografia ou de um objeto familiar.

Qual a parte mais profunda da psique? ›

Inconsciente Coletivo, segundo o conceito de psicologia analítica criado pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, é a camada mais profunda da psiquê. Ele é constituído pelos materiais que foram herdados, e é nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos.

Quais são os três elementos do ego segundo Freud? ›

De acordo com a teoria psicanalítica da personalidade de Sigmund Freud, a personalidade é composta por três elementos. Estes três elementos da personalidade – conhecidos como o id, ego e superego – trabalham juntos para criar comportamentos humanos complexos.

Qual é a função do ego? ›

O ego pode ser considerado como aparelho psíquico com funções predominantemente conscientes visando adaptar-se com a realidade externa, memoria, percepção, pensamento, atenção, juízo crítico, ação motora, entre outras. Também possui funções principalmente inconscientes, como mecanismos de defesa e produção de angustia.

Quais são os benefícios da psicanálise? ›

Benefícios da psicanálise
  • Autoconhecimento.
  • Tratamento de doenças psíquicas.
  • Elaboração das emoções e desejos.
  • Melhoria da saúde mental.
  • Promove efeitos contínuos.
22 Jul 2021

O que é consciente e inconsciente de acordo com a psicologia? ›

O consciente é a parte da mente que estamos cientes, porém Freud se interessou mais pelo inconsciente, que é uma área menos explorada e exposta.

Qual a importância de fazer psicanálise? ›

Um dos maiores objetivos da Psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, a fim de compreender os processos reprimidos pelo subconsciente, que geram sintomas como a angústia ou a ansiedade. Todo esse acompanhamento é realizado por meio da interpretação das ações e pensamentos do indivíduo.

Qual a principal obra de Freud? ›

Confira as obras mais famosas de Sigmund Freud: Estudos sobre a histeria (1895) A interpretação dos sonhos (1900) A psicopatologia da vida cotidiana (1901)

Qual livro de Freud ler primeiro? ›

Então, aí vão as sugestões: para quem quer ler Freud para estudar psicanálise, alguns textos interessantes são O sonho é a realização de um desejo (1900), Os instintos e seus destinos (1915) e A questão da análise leiga (1926).

Quais as principais contribuições de Freud? ›

Apesar da influência de outros autores, não se pode negar a essencialidade e a importância de conceitos formulados por ele, por exemplo: a análise dos sonhos, o conceito de consciente e inconsciente, a estrutura de personalidade: Id, Ego e Superego, as pulsões, o desenvolvimento psicossexual e os mecanismos de defesa, ...

Qual era o principal objetivo de Freud? ›

Do ponto de vista científico, o objetivo de Freud foi colocar a Psicanálise como ciência hermenêutica, que ajudaria a interpretar fenômenos sociais, culturais, políticos e morais. Neste artigo, vamos aprofundar um pouco sobre esses dois objetivos da psicanálise, a partir do início das elaborações de Freud.

Quem é o verdadeiro pai da Psicologia? ›

Wilhelm Wundt (1832-1920) é geralmente celebrado nos manuais de história da psicologia como o fundador da psicologia científica.

Quem criou o conceito de inconsciente? ›

No texto metapsicológico “O Inconsciente” (1980/1915a), Freud defende a tese da existência de processos psíquicos inconscientes, demonstrando que a equivalência convencional entre psíquico e consciente é completamente inadequada e calcada numa superestima outorgada à consciência.

Quais são as três principais teorias da Psicologia moderna? ›

Quais são as 4 principais abordagens da psicologia?
  • Psicanálise. Essa, provavelmente, é a abordagem da Psicologia mais conhecida pelas pessoas em geral. ...
  • Humanismo. ...
  • Behaviorismo ou Psicologia comportamental. ...
  • Terapia cognitivo-comportamental. ...
  • 4 thoughts on “Quais são as 4 principais abordagens da psicologia?”
16 May 2019

Como se diz Freud? ›

Significado de freud: Pronuncia: "Fróid" 1) pai da psicanálise - Sigmund Freud 2) Gíria.

Qual o livro mais vendido de Freud? ›

A Interpretação dos Sonhos (1900)

Freud frequentemente identifica este livro como seu favorito, e ele passou a se tornar um clássico perene na história da psicologia.

Como estudar a psicanálise? ›

Talvez o melhor modo de entrada na psicanálise seja fazendo a análise pessoal. A partir daí, podemos começar a estudar as coisas que têm a ver com nossos sintomas, com nossas questões, com nossas angústias, desejos, repressões... De qualquer forma, pode-se percorrer o caminho contrário.

O que Freud quis dizer com a educação é um ato impossível? ›

Educar, psicanalisar, governar são “ofícios impossíveis” porque se exercem nesse movimento necessário, que não cessa de fluir, que escapa, portanto, a toda apreensão pelo conceito. Mas essa impossibilidade encontra a contingência de uma fala que faz escansão e permite que isso cesse de não se escrever.

Quem foi Freud e suas contribuições para a psicologia? ›

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico e pesquisador austríaco que criou a Psicanálise, método utilizado para o tratamento de doenças mentais. Suas teorias modificaram a maneira de ver o ser humano e influenciaram a Medicina, a Educação, as Artes, tornando-o um grande ícone do século XX.

Qual a contribuição da teoria de Freud para a educação? ›

Para Freud, educar é transferir um legado de pai para filho. Partindo da suposição de que a relação pedagógica está implícita na relação humana, a educação se desenvolve muito mais pelo laço que se estabelece do que pelo conhecimento adquirido que expressamos ao outro.

O que é o inconsciente de Freud? ›

O INCONSCIENTE FREUDIANO

Freud localiza o inconsciente não como um lugar anatômico, mas um lugar psíquico, com conteúdos, mecanismos e uma energia específica. O inconsciente faz parte da Primeira Tópica do Aparelho Psíquico construída por Freud a partir da Traumdeutung (Interpretação dos Sonhos) publicada em 1900.

O que Freud diz sobre os pais? ›

Ao longo da teoria freudiana, o pai vai se revelando como uma instância inconsistente, não pacificadora. O amor, por sua vez, assume um papel de proteção contra a angústia, velando a inconsistência paterna e impedindo, tanto quanto o ódio, o confronto com o desamparo irredutível que nos constitui como seres falantes.

Quantas línguas Freud falava? ›

Sigmund Freud Sigmund Schlomo Freud nasceu em 6 de maio de 1856 na cidade de Freiberg, Morávia. Desde pequeno Freud era um menino notável. Tirava notas altas na escola primária judaica e estudava línguas estrangeiras por conta própria sendo, aos 12 anos, fluente em seis idiomas.

Videos

1. 3 LIÇÕES DE FREUD - VOCÊ NÃO SERÁ O MESMO DEPOIS DESSE VÍDEO!
(Psicologicamente)
2. Sigmund Freud - 8 frases famosas que me marcaram [Psicanálise]
(Márisson Fraga)
3. Chico xavier, Frases para refletir vejam antes que seja tarde.🤯
(Sabedoria enriquece a mente)
4. As frases mais marcantes de Freud
(Pensador)
5. Socrates Quotes About Life | Use This and Start Prospering Today
(Conselhos de um Sábio)
6. 10 Lições que eu Aprendi com Freud
(Nero Freitas)

Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Amb. Frankie Simonis

Last Updated: 11/23/2022

Views: 6294

Rating: 4.6 / 5 (76 voted)

Reviews: 91% of readers found this page helpful

Author information

Name: Amb. Frankie Simonis

Birthday: 1998-02-19

Address: 64841 Delmar Isle, North Wiley, OR 74073

Phone: +17844167847676

Job: Forward IT Agent

Hobby: LARPing, Kitesurfing, Sewing, Digital arts, Sand art, Gardening, Dance

Introduction: My name is Amb. Frankie Simonis, I am a hilarious, enchanting, energetic, cooperative, innocent, cute, joyous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.